Planetas

A noite de maior duração do ano acontece neste sábado

Frio para uns, calor para outros! Neste sábado, 20/06, começa o inverno no Hemisfério Sul, onde o clima tende a ficar mais chuvoso, frio e com noites maiores. No entanto, o contrário acontece no Hemisfério Norte, onde o verão começa e as temperaturas sobem. Os fenômenos são conhecidos como Solstício de Inverno e Solstício de Verão.

Os solstícios acontecem duas vezes ao ano, em junho e em dezembro. Quando no sul é inverno, no norte é verão e vice-versa. Quando acontece o de verão, significa que o dia será o maior do ano, e, quando é o de inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano. Isso ocorre devido a inclinação da Terra, que influencia diretamente na incidência de raios solares que atingirão os hemisférios.

Inclinação da Terra no solstício de Junho. (Créditos: Reprodução)

A partir de hoje, a Terra continuará com seu ciclo ao redor do Sol, avançando para setembro, quando acontece o equinócio, que é quando os dois hemisférios recebem quantidades iguais de luz solar, ou seja, o dia e noite terão 12 horas de duração. Esse é o chamado equinócio de Primavera para quem mora no sul e de Outono pra quem mora no norte.

Do ponto de vista espacial, o norte do planeta fica inclinado na direção do Sol, concentrando mais luz e fazendo mais calor. O sul, por outro lado, fica afastado e espalha a luz solar por uma área maior e aquece menos.

Em dezembro a situação inverte completamente, o Hemisfério Norte começa a resfriar pela chegada do inverno e no sul começa a esquentar pela chegada do verão.

Se você ama o inverno, é hora de comemorar. Hoje, além de você poder dormir mais um pouquinho, as noites tendem a ser frias. Já se for o contrário, infelizmente é esperar até dezembro para que as temperaturas subam novamente.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.