Astrobiologia,Planetas

Cientistas encontram matéria orgânica em planeta anão

Ceres – um dos planetas anões do sistema solar – continua a ser um mundo fascinante, superando as expectativas dos astrônomos. E uma das últimas notícias do planeta é a descoberta de materiais orgânicos em sua superfície.

Em um artigo publicado na revista Science, uma equipe internacional de pesquisadores identificaram uma área rica em matéria orgânica no hemisfério norte de Ceres. A região tem cerca de 1.000 km² e é rica em carbonos alifáticos.

Imagem: NASA
Imagem: Ceres/NASA

Os tipos de materiais orgânicos encontrados inclui o metano e vários tipos de hidrocarbonetos comuns, que são de extrema importância para a vida. Os compostos alifáticos são também relativamente frágeis, portanto, observá-los indica que eles realmente foram formados no planeta anão e não vieram de outro corpo. Esta ideia é reforçada pelo fato de os compostos terem uma distribuição diferente através da superfície de Ceres.

“Esta é a primeira vez que isso foi visto tão claramente em um asteroide e outros corpos sem atmosfera”, disse Maria Chiara De Sanctis, autora principal do estudo.

A alta precisão desta descoberta vem da tremenda capacidade do VIRMS – um espectrômetro de mapeamento visível e infravermelho, instalado a bordo da sonda Dawn da NASA – que atualmente está explorando Ceres. O instrumento foi também responsável pela descoberta de outras moléculas e compostos.

Acontece que o planeta anão é também rico em amônia, carbonatos, sais e gelo de água. A presença combinada desses produtos químicos e a nova descoberta de substâncias orgânicas sugere que Ceres é um ambiente favorável para que a química propícia a bactérias ocorra. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.