Eventos Astronômicos

Bola de fogo cruza o céu do sudeste do Brasil

Uma bola de fogo foi vista rasgando o céu de cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais. Os relatos indicam que o bólido – um meteoro de altíssimo brilho – foi observado em cidades como Campinas, Batatais, Bebedouro, Nhandeara, Ribeirão Preto, Uberlândia e Uberaba. Relatos indicam que o evento aconteceu por volta das 20h15min (hora local) e durou cerca de 4 segundos.

Imagem em longa exposição do bólido.
Imagem em longa exposição do bólido.

Meteoros são fenômeno luminosos de rochas espaciais que entram na nossa atmosfera e queimam devido ao atrito com o ar. Todas as noites podemos ver esses eventos luminosos no céu noturno, basta ter paciência. No entanto, fenômenos como esse de um bólido são mais raros de acontecer. Dependendo do tamanho, tais objetos espaciais sobrevivem a queda e chegam ao solo.

A estação BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) RCP4, do Renato Poltronieri, e uma câmera do Sérgio Luís em Campinas, SP registraram o fenômeno de uma forma única e incrível. Renato nos informou que o meteoro atingiu a magnitude de -2,4 – essa medida é usada na astronomia para medir o brilho dos astros – e para comparação, Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno tem uma magnitude de -1,4.

Pessoas que viajavam pelas cidades onde teve relatos, informaram que o céu ficou azul no momento da passagem e que ficou totalmente claro, transformando, literalmente, a noite em dia.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.