Eventos Astronômicos

Bola de fogo cruza o céu do Canadá e transforma noite em dia

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 24/07, uma bola tão brilhante quanto a Lua cheia atravessou o céu sobre Ontário, lançando clarões luminosos. A rede de câmeras All-Sky da Western University pegou a bola de fogo às 2h44 em todo o sul de Ontário e Quebec. O fenômeno – que é um meteoro excepcionalmente brilhante – foi cerca de 400.000 vezes mais fraco que o brilho do Sol.

A partir da análise dos astrônomos, eles acham que o meteoroide que criou a bola de fogo era de 30 centímetros de diâmetro. Quando esses meteoros atingem a atmosfera da Terra a velocidades altíssimas, o ar a sua volta superaquece e brilha como plasma.

“Esta bola de fogo provavelmente derrubou um pequeno número de meteoritos na área de Bancroft, especificamente perto da pequena cidade de Cardiff”, disse Peter Brown, especialista em meteoros da Western University. A rede de câmeras da universidade capturou a jornada da rocha ardente através da atmosfera em vídeo (acima), o que ajudará os pesquisadores a descobrir sua origem.

A partir de sua análise preliminar, os pesquisadores acreditam que a bola de fogo iluminou os céus a uma altitude de 93 quilômetros ao sul de Oshawa sobre o Lago Ontário, antes de passar por Clarington e passar a oeste de Peterborough. Se realmente houver fragmentos de meteoritos, eles estão na faixa de tamanho de dezenas a centenas de gramas quando atingiram o solo.

Brown e seus colegas estão pedindo que qualquer um que tenha ouvido algo incomum esta manhã ou que tenha encontrado um possível meteorito para contatá-los na Western University ou no Royal Ontario Museum. [LiveScience]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.