Eventos Astronômicos

Bola de fogo cruza o céu de Brasília e assusta moradores

Na última noite desta quarta-feira, 17/04, diversos relatos sugeriram uma enorme bola de fogo rasgando o céu de Brasília e outros 3 estados brasileiros. Após o surgimento de pessoas que avistaram e até vídeos, a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) confirmou a passagem do objeto – entretanto, ocorreu em uma região onde não há cobertura de câmeras da rede.

Na página oficial da BRAMON na AMS (American Meteor Society), mais de 40 relatos já haviam sidos registrados até o fechamento desta matéria. Através das redes sociais, incluindo o grupo da Mistérios do Espaço e a caixa de mensagens da página, diversas pessoas disseram ter avistado a bola de fogo chamada de bólido – nome dado a um meteoro de altíssimo brilho.

“Eu vi agora em Anápolis, Goiás um meteoro. Muito lindo, várias cores ao mesmo tempo”, relatou um seguidor da Mistérios do Espaço.

Em um esforço para determinar a trajetória da rocha espacial, a BRAMON diz que é necessário mais vídeos e fotos do evento para melhor exatidão. Até o momento, apenas um vídeo de curta duração foi divulgado, no entanto, é importante o relato de todos e conferimento de câmeras de segurança. Dessa forma, os pesquisadores da rede poderão determinar melhores dados sobre o evento.

Possível trajetória do bólido. (Créditos: BRAMON)

No momento não é possível concluir se o evento deixou meteoritos em solo, mas existe uma boa possibilidade já que houveram relatos de pessoas que ouviram uma explosão seguida do clarão. E para isso acontecee, a rocha tem que ter um tamanho considerável para sobreviver a entrada na atmosfera.

Ajude a BRAMON a achar mais relatos e registros. Se você conseguiu ou conhece alguém que possua algum tipo de foto ou vídeo, relate nesta página.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.