Astrofísica,Estrelas,Planetas

Astrônomos respondem grandes questões do universo

O Universo é grande e incrível, e há muitas coisas por aí que funcionam de maneiras misteriosas. Os astrônomos gastam seu tempo tentando entender esses funcionamentos para que possam responder as Grandes Perguntas: Quem somos. Se estamos sozinhos. De onde o universo veio. Onde está indo.

universeee

E agora, alguns desses cientistas responderam algumas questões interessantes do Universo.

O que aconteceria se um buraco negro supermassivo passasse pela Terra?

Esta questão foi colocada pelo astrônomo Christopher Springob, que explicou que, embora seja improvável, não é totalmente impossível que um buraco negro supermassivo, normalmente encontrado em centros galácticos, pudesse passar perto da Terra se a Via Láctea fosse se fundir com outra galáxia.

Baseado em um buraco negro supermassivo que pesa um milhão de sóis, Springob calculou que começaríamos a notar algo estranho na órbita do sistema solar ao redor da galáxia a uma distância de cerca de 1.000 anos-luz. Se acabássemos caindo no buraco negro, as intensas forças gravitacionais de maré iriam rasgar o planeta primeiro.

Posso comprar uma estrela?

Resposta curta? Não. Você não pode comprar e nomear oficialmente uma estrela. Somente a União Astronômica Internacional pode oficialmente nomear estrelas, e qualquer organização que diga o contrário está mentindo para você.

As empresas que fazem isso nem se esforçam para se comunicar com astrônomos sobre o assunto, apenas mantêm um grande livro ou planilha com o nome de todos. É o que reclamam os astrônomos.

Você está basicamente apenas pagando por um certificado, algo que você pode fazer em casa de graça. A venda de estrelas ficou tão predatória que o Departamento de Assuntos de Consumo de Nova York emitiu uma grande multa em 1998 por práticas comerciais enganosas. A mesma coisa vale para qualquer astro. Portanto, quando você vê que alguma celebridade ganhou um pedaço da Lua, saiba que é apenas simbólico e que ninguém pode deter partes de um corpo celeste, com exceção da Terra.

O que é um buraco branco?

Você já ouviu falar de um buraco negro, mas o que é um buraco branco? Bem, praticamente o que parece – o oposto de um buraco negro. Onde a matéria cai em um buraco negro e não pode escapar, um buraco branco expele a matéria, mas nada pode entrar nele.

Em que o universo está expandindo?

Nós sabemos que o Universo está se expandindo. Isso significa que tem que haver algo do outro lado para expandir, certo? Bem, não realmente, disse o astrofísico Dave Rothstein, embora sua explicação possa fazer seu cérebro derreter um pouco. Ele disse que, se o Universo já é infinitamente grande, ele não está realmente se expandindo. Uma maneira mais precisa de descrever seu movimento é o alongamento.

“O que está acontecendo é que cada região do Universo, toda distância entre cada par de galáxias, está sendo ‘alongada’, mas o tamanho total do universo era infinitamente grande para começar e continua a permanecer infinitamente grande com o passar do tempo, então o tamanho do Universo não muda e, portanto, não se expande em nada”, explicou ele.

Mas é um pouco mais complicado explicar se o Universo é, de fato, finito.

“Se, por outro lado, o universo tem um tamanho finito, então pode ser legítimo afirmar que há algo “fora do universo” no qual o universo está se expandindo. No entanto, porque estamos, por definição, presos dentro o espaço que compõe o nosso universo e não tem como observar nada fora dele, isso deixa de ser uma questão que pode ser respondida cientificamente”, disse ele.

“Portanto, a resposta nesse caso é que realmente não sabemos em que o universo está se expandindo”, concluiu ele. Então há duas respostas possíveis aqui: ou está se expandindo (ou esticando) em mais espaço; ou está se expandindo para um mistério gigante que provavelmente nunca saberemos a resposta.

Essas perguntadas foram tiradas da um banco de dados da Cornell University.  O programa chama-se Pergunte a um astrônomo e tem um banco de perguntas enviadas por leitores curiosos, todos respondidos por cientistas voluntários da Cornell. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.