Galáxias

Astrônomos encontram uma das primeiras galáxias do Universo

Os astrônomos encontraram uma das galáxias mais antigas do universo conhecido, nascida a apenas 1 bilhão de anos após o Big Bang. HATLAS J090045.4 + 004125 ou G09 83808, foi vista pelo Grande Telescópio Milimétrico (LMT) no México, já que apareceu 12,8 bilhões de anos atrás. Isso a torna a mais antiga encontrada pelo LMT.

Imagem ilustrativa. Na foto a Galáxia do Cata-Vento.
Imagem ilustrativa. Na foto a Galáxia do Cata-Vento.

A descoberta, publicada na revista Nature Astronomy, foi liderada pelo Instituto Nacional de Astrofísica do México. A galáxia possui uma intensa formação estelar e a partir da taxa de formação de estrelas, os astrônomos conseguiram deduzir que o G09 é membro da população de galáxias de infravermelho ultraluminoso (ULIRG). Pouquíssimas dessas galáxias são conhecidas a uma distância tão grande de nós, pois são difíceis de detectar com telescópios ópticos como o Telescópio espacial Hubble.

“Ver um objeto dentro do primeiro bilhão de anos é notável porque o universo estava totalmente ionizado, ou seja, era muito quente e muito uniforme para formar qualquer coisa durante os primeiros 400 milhões de anos”, disse Min Yun da Universidade de Massachusetts Amherst. “Então, nosso melhor palpite é que as primeiras estrelas e galáxias e buracos negros se formaram no primeiro meio bilhão a 1 bilhão de anos. Este novo objeto está muito próximo de ser uma das primeiras galáxias que se formaram”, concluiu ele.

A galáxia foi detectada pela primeira vez pelo telescópio espacial Herschel, mas as observações de acompanhamento do LMT ajudaram a ver melhor isso. Os astrônomos usaram uma lente gravitacional para estudá-la, quando uma enorme galáxia passando entre nós e G09 dobrou-se e aumentou a luz para nós.

Encontrar uma galáxia ULIRG como esta nos ajuda a ver melhor as primeiras galáxias no universo. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.