Eventos Astronômicos

Asteroide potencialmente perigoso passa próximo a Terra

O grande asteroide 2003 SD220 se aproximou do planeta Terra no último sábado, 22/12, e proporcionou aos astrônomos uma excelente oportunidade para obter imagens de radar detalhadas da superfície e da forma do objeto para melhorar o entendimento de sua órbita.

Ele passou a uma distância de cerca de 2,9 milhões de quilômetros. Esta foi a aproximação mais próxima do asteroide em mais de 400 anos e a mais próxima até 2070, quando o asteroide se aproximará com segurança da Terra um pouco mais perto.

As imagens de radar revelam um asteroide com um comprimento de pelo menos 1,6 km e uma forma semelhante a de um hipopótamo. Elas foram registradas entre 15 e 17 de dezembro com uma antena de 70 metros do Complexo de Comunicações Espaciais Profundas de Goldstone, na Califórnia, com o Telescópio do Banco Verde da National Science Foundation de 100 metros, em Virginia e a antena de 305 metros do Observatório de Arecibo, em Porto Rico.

“As imagens de radar atingem um nível de detalhe sem precedentes e são comparáveis ​​àquelas obtidas com uma espaçonave próxima ao asteroide”, disse Lance Benner, do Jet Propulsion Laboratory e cientista que conduziu uma das observações. As imagens confirmam o que foi visto em medições anteriores: o 2003 O SD220 tem um período de rotação extremamente lento de aproximadamente 12 dias.

Este asteroide foi descoberto em 29 de setembro de 2003 por astrônomos do Observatório de Lowell Near-Earth-Object Search (LONEOS) em Flagstaff, no Arizona. É classificado como sendo um “asteroide potencialmente perigoso” devido ao seu tamanho e proximidade com a órbita da Terra. No entanto, essas medições de radar refinam ainda mais a compreensão da órbita do 2003 SD220, confirmando que não representa uma ameaça futura (ainda) de impacto com a Terra. [NASA]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.