Um asteroide “potencialmente perigoso” vai passar próximo da Terra ainda este mês. Felizmente, não precisamos nos preocupar, já que a gigantesca rocha espacial é esperada para passar com segurança em relação ao nosso planeta.
O asteroide JO25 de 2014 tem aproximadamente 1,4 quilômetros de largura e, de acordo com a NASA, deverá se aproximar da Terra em 19 de abril. Nesta data, o objeto espacial estará a aproximadamente 4,6 distâncias lunares (ou 1,7 milhão de quilômetros) de nós. Foi descoberto originalmente pelos astrônomos em maio de 2014 no observatório do Monte Lemmon Survey, nas montanhas Santa Catalina de Tucson, no Arizona.
Este é o maior asteroide a passar tão perto desde o 4179 Toutatis, que se aproximou da Terra em 4 distâncias lunares em setembro de 2004. Ele é classificado como um “Asteroide Potencialmente Perigoso” pelo Minor Planet Center. A NASA explica que este critério é “baseado em parâmetros que medem o potencial do asteroide em fazer aproximações ameaçadoras à Terra”. Eles podem considerar um asteroide até de 150 metros de diâmetro como sendo perigoso.
Sabemos que vocês já estão cansados de ver essas notícias de “asteroides passando próximo da Terra”, mas pense bem, essa distância de 1,7 milhão de quilômetros pode soar muito, mas na grande escala do Sistema Solar, é pouco. [IFLS]