Asteroide perigoso irá passar próximo da Terra amanhã

Um asteroide vai chegar muito perto da Terra nesta sexta-feira, embora, como sempre, não haja chance de nos atingir. Ele é chamado de CB 2018, e passará a uma distância de cerca de 64 mil quilômetros do nosso planeta. Isso é cinco vezes mais próximo do que a Lua, o suficiente para rotulá-lo como um asteroide potencialmente perigoso (PHA).

asteroide

Estima-se que possua algo entre 15 e 40 metros de diâmetro. Foi descoberto bastante tarde, apenas sendo visto pela NASA em 4 de fevereiro. 2018 CB é um asteroide de Apolo, que é um grupo de 8.000 asteroides que orbitam no sistema solar interno e atravessam regularmente a órbita terrestre. Cerca de 1.500 deles são classificados como PHAs.

“Embora o CB 2018 seja bastante pequeno, pode ser maior do que o asteroide que entrou na atmosfera sobre Chelyabinsk, na Rússia, quase exatamente cinco anos atrás, em 2013”, disse Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximo à Terra no Laboratório de propulsão a jato da NASA em Pasadena, Califórnia.

Os PHAs são classificados como objetos que excedem os 140 metros de tamanho e se aproximam de 7,5 milhões de quilômetros da Terra. Atualmente, não há nenhum asteroide conhecido nesta categoria em um curso de colisão com a Terra.

Ainda assim, a aproximação deste asteroide é um lembrete dos milhões de rochas espaciais lá fora no Sistema Solar – e nós realmente precisamos melhorar em monitorá-los. Afinal, é sempre bom estarmos preparados para uma eventual colisão futura. [IFLS]

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *