Se você acessou internet nos últimos dias deve ter visto notícias de um asteroide que estaria se aproximando da Terra. Na verdade, um já até passou por nós na segunda-feira e voou bem perto de nosso planeta. Nesta sexta-feira, 08/03, os astrônomos estão esperando um maior, mas não precisa se preocupar.
O visitante é o asteroide chamado 2019 DN, que deve passar por nós no dia 8 de março por volta das 16:19 UTC. Varreduras preliminares revelaram que mede cerca de 90 a 200 metros de diâmetro, mas você não precisa se desesperar. 2019 DN fará sua passagem mais de 10 vezes mais longe que a Lua, então esta certamente não é uma ameaça para a vida na Terra.
Na verdade, o DN 2019 não é o maior asteroide que está chegando neste mês – o 2019 CD5, um pouco maior, medindo de 100 a 230 metros, deve chegar em 20 de março, e será um pouco mais próximo que o visitante desta sexta-feira. No entanto, nada mais longe que a Lua não vale a pena se preocupar muito.
É fácil ficarmos empolgados quando nos lembramos de que as rochas espaciais estão constantemente passando pela Terra, mas sugerimos não perder nenhum sono por causa disso. Embora existam muitos asteroides perigosos por aí esperando para serem descobertos, a grande maioria deles provavelmente é inofensiva.
Se você quiser ficar monitorando essas passagens, nesta página oficial da agência espacial americana é possível ver de forma atualizada quais rochas estão próximas de nós no momento e se representam algum perigo.
Essas passagens são um lembrete que há perigos lá cima. “Muito poucos desses corpos são perigos potenciais para a Terra, mas quanto mais soubermos e entendermos sobre eles, mais bem preparados estaremos para tomar as medidas apropriadas se estivermos vindo”, disse a NASA. [ScienceAlert]