Eventos Astronômicos

Asteroide de 570 metros passará bem perto da Terra

No próximo 10 de agosto, o asteroide 2006 QQ23 passará a apenas 0,049 unidades astronômicas (cerca de 8 milhões de quilômetros) da Terra, viajando a 16.740 km/h. Isso pode não parecer próximo, mas está perto o suficiente para classificá-lo como um asteroide próximo da Terra. Além disso, está perto o suficiente para ser rotulado como potencialmente perigoso.

(Créditos: Reprodução)

A rocha espacial mede cerca de 570 metros de diâmetro, o que é maior que a altura do famoso Empire State Building, que possui 443 metros. Agora, embora pareça desconcertante que um asteroide “potencialmente perigoso” do tamanho de um edifício esteja se aproximando da Terra (ou relativamente próximo dentro dos padrões cósmicos), não devemos nos preocupar com a queda desta rocha em nosso planeta.

A NASA rastreia cometas e asteroides que se aproximam da Terra, não por serem ameaças iminentes, mas por garantir que não se tornem ameaças. Todos os anos, cerca de seis objetos espaciais do tamanho do asteroide 2006 QQ23 passam pela Terra, quase se tornando um evento de rotina.

Enquanto a NASA não acredita que um asteroide colidirá com a Terra em breve, no entanto, a agência monitora objetos próximos da Terra e tanto a NASA quanto outras agências espaciais estão desenvolvendo esforços para desviar asteroides que possam um dia ameaçarem afetar nosso planeta.

Na verdade, a NASA está desenvolvendo o Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos, ou DART, que será uma espaçonave de defesa planetária. A agência planeja lançar a nave em asteroides que poderiam representar uma ameaça à Terra. Esta é a primeira missão de defesa planetária da NASA e a agência espera que o DART mantenha a Terra a salvo de asteroides que possam vir a colidir conosco. [LiveScience]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.