Assista este vídeo de tirar o fôlego das nuvens de Júpiter

Astrônomos profissionais e cientistas cidadãos participaram da oficina “Novas visões de Júpiter” organizada pela Royal Astronomical Society nesta semana. A discussão é centrada em torno do trabalho atualmente sendo realizado pela missão Juno da NASA, bem como abordagens futuras para estudar o planeta gigante. A ciência que estamos recebendo de Juno é incrivelmente importante, suas imagens estão mudando toda a nossa visão à astrofotografia do espaço profundo.

Se as imagens imóveis já não bastassem, dois cientistas cidadãos, Gerald Eichstädt e Seán Doran, conseguiram destacar Júpiter e oferecer uma bela animação de suas nuvens em movimento.

Para fazer isso, Eichstädt usou duas imagens registradas pela JunoCam e as reprojetou para parecer que foram tiradas do mesmo lugar, o que permitiu uma comparação direta que mostrou o movimento sutil das características. Ele então separou o movimento dos pixels, criando uma animação que revela como as nuvens se movem na atmosfera jupiteriana.

Doran colaborou com Eichstädt para produzir o vídeo incrível do gigante de gás acima. As imagens da JunoCam muitas vezes capturam apenas parte do planeta. O dispositivo de carga acoplada (CCD) usado para tirar as fotos também é afetado pelo ambiente de espaço complexo, então construir uma imagem dessas não é tarefa fácil. Eichstädt rendeu quatro imagens que tinham Júpiter aproximadamente no mesmo ângulo e então Doran as misturou em um mosaico perfeito de todo o planeta.

“É algo de um trabalho de amor que requer muita paciência”, explicou Doran. “Partículas energéticas impactam o CCD e produzem pontos brilhantes. Depois que terminei o processamento, precisei reparar algumas centenas desses pixels brilhantes”, concluiu ele. [IFLS]

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *