Estrelas

As 5 melhores cidades no Brasil para ver o céu estrelado

Há um tempo, cidades nos EUA estavam se organizando para desligar as luzes visando uma demostração melhorada do céu noturno. Afinal, sabemos que a poluição luminosa é a grande inimiga das observações astronômicas, ofuscando os objetos longínquos do universo. Nossos olhos, por outro lado, também possuem uma limitação na visualização das estrelas, e, por isso, ter o mínimo de coisas atrapalhando faz do céu noturno algo encantador.

Astrônomos indicam uma distância miníma de 60 quilômetros de qualquer centro urbano para uma visualização ideal das estrelas. Lugares distantes do trânsito, das luzes de postes, com uma elevação maior e ar seco são excelentes para observar o céu. No entanto, achar localidades com essas condições pode ser quase impossível para algumas pessoas, portanto, selecionamos as 5 melhores cidades no Brasil para observar o universo.

Sossêgo, na Paraíba

Lembra que falamos da distância miníma de um grande centro urbano? Essa cidade é excelente para visualização do céu. Localizada no semiárido paraibano, Sossêgo possui apenas 3 mil habitantes (2009) e está localizada à quase 160 quilômetros da capital João Pessoa. A distância e condições climáticas favorecem muito a observação de corpos celestes, incluindo o incrível rastro da Via Láctea.

Pé de Serra, na Bahia

Também na região nordeste do país, Pé de Serra possui 14 mil habitantes (2017) e a vantagem para observação é o clima semiárido e a distância até a capital de 220 quilômetros. A zona rural da cidade pode proporcionar a visualização de objetos do espaço profundo, como galáxias, aglomerados e nebulosas.

Brazópolis, Minas Gerais

Partindo para o sudeste do país, Brazópolis é um município de 14 mil habitantes (2010) e à 850 metros acima do nível do mar. A cidade conta até com um observatório astronômico no Pico dos Dias, ficando à quase 2 mil metros de altitude. Os fatores como a altitude influenciam para um ótimo ponto de visualização das estrelas.

São Francisco Xavier, em São Paulo

Com apenas 3 mil habitantes (2010), esse distrito faz parte da cidade de São José dos Campos. Sua baixa densidade demográfica é um ponto positivo para quem busca um bom céu para observar, afinal, estando a quase 60 quilômetros do grande centro urbano, o mínimo de poluição luminosa ajuda a ver os objetos celestes.

Mimoso do Sul, no Espirito Santo

O município com cerca de 27 mil habitantes (2014), está localizado em uma região afastada de grandes centros, um ponto muito positivo para quem quer ver o universo. Se distanciar do centro da cidade ajuda ainda mais a ver objetos com baixa luminosidade.

Muitas pessoas devem estar pensando que existem outras dezenas de cidades com céus maravilhosos, o que é verdade. Essas cidades foram selecionadas devido a sua popularidade entre quem gosta de ver o céu. Se você pesquisar usando os parâmetros de altitude, distância de grandes centros e densidade demográfica, você descobrirá muitas cidades com bom potencial para observação astronômica.

Bons céus!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.