Eventos Astronômicos

Algum asteroide vai realmente colidir com a Terra?

Asteroides e cometas são de fato uma ameaça real. A NASA já mapeou a posição e trajetórias de 90% dos maiores objetos próximos da Terra (NEOs), ou seja, aqueles maiores que 1 quilômetro. O impacto de qualquer um desses objetos causaria uma devastação mundial, resfriamento global e extinções em massa.

Constantemente vemos notícias citando esses asteroides e alegando que “estão vindo em direção a Terra” – só que nunca chegam. Onde eles estão? Estão realmente vindo em nossa direção? A resposta é: Sim, mas não devemos nos preocupar muito por enquanto.

meteor1o

Até agora descobrimos cerca de 8.000 objetos entre 100 e 1.000 metros próximos da Terra, com muitos ainda faltando na chamada nominal. Se um desses atingissem a terra, eles poderiam criar uma cratera tão grande quanto uma pequena cidade. Se eles atingissem no oceano, eles gerariam um tsunami.

A boa notícia é que nenhum deles parece ser uma grande ameaça, por isso, podemos descansar em paz. Conhecemos cerca de 15.000 NEOs de um provável 1.000.000, e tanto a NASA quanto a Agência Espacial Européia  têm programas dedicados a descobrir o maior número possível deles.

Mas qual desses objetos chegará mais próximo da Terra nos próximos anos? De acordo com dados do site da NASA, em 2028 um asteroide chamado (153814) 2001 WN5 de 1 km passará a apenas 0.65 LD (Distância Lunar), que dá aproximadamente 248 mil quilômetros da Terra. Passará raspando, mas não temos que nos preocupar (ainda) com ele.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.