Se você usa as redes sociais constantemente, você deve ter visto rolando por aí uma história de um asteroide que iria colidir com a Terra no dia 16 de fevereiro. E claro que você não precisa se preocupar, já que nenhum asteroide vai colidir com a Terra e esse é só mais um boato que anda circulando os meios sociais.
Mas existe algum fundo de verdade nesta história? Sim, existe. Primeiro, o asteroide em questão realmente existe. Segundo, ele realmente fará uma aproximação com a Terra.
O asteroide se chama 2012 TC4 e foi descoberto no dia 4 de outubro de 2012. Ele possui um tamanho de cerca de 10 a 40 metros, tamanho semelhante ao que caiu na Rússia em 2013, ferindo mais de 1.500 pessoas. Se o TC4 caísse (coisa que não vai acontecer), dependendo do local, poderia causar um enorme estrago. Em uma cidade, por exemplo, poderia ferir ou até mesmo matar várias pessoas.

A aproximação exata do asteroide com a Terra não sabemos ao certo, porém, os cientistas estimam que seja 0,002896 UA (1 UA equivale a aproximadamente 150 milhões de quilômetros), ou 94.800 km. É uma distância segura? Não. Porém, a chance dele cair na Terra são de 0,00055%.
Viu só? Não precisa se preocupar. Existem inúmeros asteroides vagando por aí que são potencialmente perigosos para nós, mas claro que isso não quer dizer que eles vão colidir com nós. Esse é só mais um exemplo.