Planetas

Afinal, por que existem anos bissextos?

Hoje, 29 de fevereiro, marca-se um dia a mais no ano: é o mais conhecido ano bissexto. Essa data serve, além de confundir aniversariantes, para “corrigir” uma pequena discrepância que há em nosso calendário gregoriano, a qual a cada quatro ano cria-se um ano com um dia a mais.

Órbita da Terra. (Créditos: Reprodução)

Precisamente, a Terra leva exatos 365 dias e 1/4 de dia para completar uma única volta ao redor da estrela – equivalente a 365d 5h 48min e 46s. No entanto, nosso calendário normalmente “desconsidera” essas 5 horas a mais que existe no período de revolução da Terra e temos um ano exato com 365 dias inteiros.

Para ajustar o calendário com o movimento natural da Terra, é acrescentado um dia a mais no mês de fevereiro a cada quatro anos. Dessa forma, ao invés de termos anos com quase 6 horas a mais e causar certa confusão, ficamos com um dia a mais a cada ano múltiplo de quatro.

A expressão “bissexto”, por outro lado, é associada ao número de dias do ano que é duplo seis (66) da expressão 366, o que domina na expressão popular.

E quem nasce no dia de hoje?

Por ser um dia que só existe a cada um tempo considerável, alguns aniversariantes desta data acabam ficando com dúvida se comemoram no dia 28 de fevereiro ou no dia 01 de março. Legalmente, no entanto, a criança que nasce neste dia deve ser registrada no dia 29.

A comemoração, por outro lado, fica a critério e preferência do indivíduo. Algumas pessoas preferem comemorar no dia 28 por terem nascido precisamente em fevereiro e outras em 01 de março porque, tecnicamente, não estavam nascidas ainda no dia 28. De qualquer forma, fica aqui um sincero parabéns para os aniversariantes desta data interessante!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.