Astrofísica

A razão pela qual você nunca deve arrotar no espaço

Ir ao espaço, a fronteira final, é incrível, e para a maioria das pessoas. Mas como somos humanos, sempre que um astronauta é entrevistado, são sempre os detalhes estranhos que as pessoas querem saber.

As pessoas querem saber se os astronautas realmente experimentam a consciência orbital (o profundo sentimento de consciência e empatia relatado por aqueles que deixaram a Terra)? Não, eles querem saber como você se mexe na gravidade zero, se alguém já fez sexo no espaço e o que acontece se você vomitar.

O ex-comandante, astronauta e piloto de caça Chris Hadfield também é bastante útil como comunicador de ciência, muitas vezes oferecendo informações interessantes sobre a vida no espaço, e geralmente é questionado por mentes interessantes. O que exatamente aconteceu dessa vez foi que um curioso usuário do Twitter perguntou a ele se os astronautas realmente não podem arrotar no espaço.

“Você não pode arrotar no espaço porque o ar, a comida e os líquidos no estômago estão todos flutuando juntos como bolhas pesadas”, escreveu o astronauta, respondendo a pergunta. “Se você arrotar, você vomita. Então, adivinha onde vai o ar aprisionado?”, concluiu.

Então, sim, é verdade que você não pode arrotar no espaço, pelo menos não da mesma forma que você pode na Terra, e é tudo graças à gravidade – ou à falta dela. Na Terra, a gravidade ajuda a manter a comida e os sucos em seu estômago, onde eles estão. Se o gás fica preso lá também, ele só sobe como é mais leve do que sólidos e líquidos, e sai da sua boca como um arroto.

No espaço, não há gravidade para manter qualquer coisa em seu lugar, então, se você arrotar, o ar sairá de fato da sua boca, mas o mesmo acontecerá com todo o resto do seu estômago. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.