Estrelas,Eventos Astronômicos

A estrela Sirius desaparecerá rapidamente do céu nesta segunda-feira

Sirius, a estrela (s) mais brilhante no céu noturno, irá brevemente desaparecer em partes da Terra na noite desta segunda-feira, 18 de fevereiro. Em um evento chamado de ocultação – quando um objeto no espaço bloqueia a luz de outro atrás dele – um asteroide passará na frente da estrela por uma fração de segundo e, como um eclipse, causará um bloqueio na luz parcial ou completo.

Assim deve ocorrer a ocultação.

O asteroide possui 7 quilômetros de extensão e se chama 4388 Jürgenstock. Acredita-se que ele oculte a estrela por apenas 1,8 segundo a cada posição onde será visível. A visibilidade se estende por um caminho estreito que vai da América do Norte, passando pela Central e seguindo em uma pequena parte da América do Sul. Infelizmente, esse fenômeno incrível não será visível do Brasil.

Apesar do número limitado de pessoas quem podem ver este evento, o fato de Sirius desaparecer é novidade. No entanto, ainda não sabe se isso realmente vai acontecer. A razão para a incerteza está em não ter uma posição precisa de Sirius. A recente Missão de Gaia traçou um bilhão de posições de estrelas com uma precisão muito boa, ideais previsões de ocultação. Mas Sirius não podia ser medida porque seu brilho singular supersaturava o detector de sonda Gaia.

O asteroide passará assim na frente de Sirius.

Há também um pouco de imprecisão sobre a posição do asteroide, o que pode alterar um pouco a posição ou horário. Observatórios irão tentar melhorar os cálculos antes do evento para reforçar os parâmetros, mas se realmente acontecer e tudo estiver correto, David Dunham, com a International Occultation Timing Association (IOTA), dizem que a estrela pode desaparecer completamente. Os observadores verão Sirius enfraquecer, apagando-se momentaneamente, depois iluminando-se completamente.

Visto que boa parte do mundo não poderá ver esse fenômeno único, o que resta é aguardar e torcer para que alguém consiga fazer um bom registro da estrela se apagando e aparecendo novamente. Enquanto isso, você pode conferir uma nossa postagem de cinco fatos interessante sobre essa estrela.  [Sky&Telescope]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.