Galáxias,Planetas

5 sites úteis sobre o espaço que você deveria conhecer

Se você ama astronomia, astronáutica, astrobiologia e tudo mais vai adorar saber da existência destes portais. Afinal, considerando o nível atual de informações que temos a nossa disposição, é praticamente impossível uma pessoa comum ficar a par de tudo que está acontecendo no meio científico.

(Créditos: Reprodução)

As nossas indicações nesta matéria incluem formas de você observar a Terra com imagens atualizadas via satélite, saber a previsão do tempo de Marte e/ou ficar por dentro de onde o Telescópio Espacial Hubble está apontando sua câmera. Todas essas informações, além de saciar a curiosidade humana é de utilidade pública – e você entenderá por quê.

Satélite GOES-16

Praticamente toda semana publicamos uma foto nova da Terra registrada lá de cima pelo satélite GOES-16. Este equipamento é o que há de mais atualizado em tecnologia de satélites, incluindo câmeras de alta definição que registram nosso planeta a mais de 35 mil quilômetros de altitude. E claro, as imagens estão disponíveis gratuitamente na internet para você ver e observar as nuvens, bem como condições meteorológicas na sua região.

Previsão do tempo marciana

A NASA lançou um novo serviço que possibilita a qualquer um ver a previsão do tempo marciana. Por exemplo, esta semana o planeta vermelho teve uma temperatura média de cerca de -63°C. Localizada na superfície de uma planície plana e macia perto do equador marciano conhecida como Elysium Planitia, o robô meteorologista mede temperatura, vento e pressão.

Imagens atualizadas do Sol

Em 2010, a NASA lançou a partir do Cabo Canaveral, na Flórida o SDO (Solar Dynamics Observatory). A sonda foi predestinada a estudar o Sol e como ele afeta a vida na Terra, incluindo câmeras que registram a estrela em diversos comprimentos de onda. Diariamente, a agência espacial atualiza o site com imagens recentes da estrela, e, sendo assim, podemos ver como está o Sol neste momento.

O que o Telescópio Hubble está observando hoje?

Lançado em, em 24 de abril de 1990, o Telescópio Espacial Hubble já registrou imagens impressionantes do universo. Ele está localizado a 569 quilômetros acima da superfície terrestre e transporta equipamentos para observar o cosmos em luz visível e infravermelha. Um portal disponibilizado por cientistas mostra para onde ele está apontado neste exato momento e o que ele está tendo observar. É muito interessante.

Telescópio online

Ter um telescópio é o sonho de muitas pessoas, no entanto, apesar de ser incrível de se observar o céu com um aparelho óptico de boa qualidade, nossos próprios olhos se limitam a uma pequena faixa de luz que o universo proporciona. Atualmente, existem alguns telescópios em funcionamento no espaço e em terra. Alguns deles podem fotografar desde na luz visível até em infravermelho, revelando uma impressionante visão cósmica. Por sorte, existem telescópios online que mesclam milhares de imagens individuais de vários objetos astronômicos registrados pelos telescópios espaciais como o Hubble.

Esperamos que de uma forma ou outra você consiga se sentir um pouco mais conectado com a astronomia através destes portais muito interessantes.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.