3 buracos se abrem no Sol e estão virados para a Terra

Furos coronais se abriram na superfície solar, enviando tempestades geomagnéticas em nossa direção. Buracos no Sol podem soar um pouco assustadores, mas são um tanto muito comuns, particularmente durante o mínimo solar. Este é o período tranquilo do ciclo de atividade de 11 anos do Sol, no qual estamos atualmente.

Embora as manchas solares e as explosões solares sejam menores, e geralmente menores quando ocorrem durante o mínimo solar, isso não significa que não possamos ser atingidos por tempestades geomagnéticas. Isso é por causa de buracos coronais – regiões mais frias e menos densas de plasma com campos magnéticos abertos.

3_coronal_holes_nasa

Essas estruturas abertas permitem que os ventos solares escapem mais facilmente, o que pode por sua vez soprar a radiação eletromagnética em direção à Terra se o buraco estiver na posição correta. Na semana passada, três desses buracos se abriram – enviando ventos solares de alta velocidade em nossa direção.

A NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) lançou apenas um alerta de tempestade solar de nível G1 – o nível mais baixo da escala. Isso significa que a maior parte do mundo não vai notar nada! Uma tempestade no nível G1 geralmente significa que apenas os efeitos mais fracos serão sentidos na Terra.

Pode haver algumas flutuações de rede de energia muito pequenas e pouca interferência nas comunicações via satélite, como GPS e Internet via satélite e televisão.

Se você estiver em altas latitudes do planeta, poderá ter a sorte de ver a aurora boreal, pois as partículas carregadas do vento solar são canalizadas para os pólos da Terra pelas linhas do campo magnético, onde interagem com a ionosfera para um espetacular show de luzes. [ScienceAlert]

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *