Se você tivesse nascido por volta de 1500, durante a época do astrônomo polonês Nicolau Copérnico, você diria que o centro do universo seria o Sol. Obviamente, apesar de vermos os planetas e estrelas se movendo no céu noturno, nossa estrela não está no centro do Universo. Então, onde é o centro?
Hoje os astrônomos acreditam que não há centro para o cosmos. Você pode pensar que deve haver um ponto central – afinal, o Big Bang deve ter começado em algum lugar, certo? Enquanto grandes explosões de, digamos, uma bomba, partem de um ponto, o Big Bang que se acredita ter criado nosso Universo há quase 14 bilhões de anos era completamente diferente e parecia acontecer em todos os lugares ao mesmo tempo. Em suma, o tempo e espaço não existiam antes do Big Bang e por isso não havia nenhum ponto de onde poderia ter surgido.
Para entender isso, imagine você fosse pequeno o suficiente para ficar em pé em um balão – pequeno o suficiente para ver em linha reta a superfície do balão, como acontece no horizonte da Terra. Você não é capaz de ver dentro ou fora do balão e, não importa em que direção você olhar, a extremidade do balão parece estar mais ou menos à mesma distância de você. Se você começar a se mover pela superfície do balão, pareceria que você estava no centro dele. A realidade da questão é, no entanto, que seu balão bidimensional não tem um centro.
Agora, suponha que seu balão esteja sendo inflado com ar e coberto com marcas de caneta ao seu redor. À medida que o balão se torna cada vez maior, essas marcas de caneta se afastam cada vez mais de você – não importa onde você esteja, parece-lhe que você está no centro da expansão. Como o espaço é curvo, é como o espaço bidimensional de um balão e, assim como não há centro para sua expansão, não há centro para a expansão do Universo. [SpaceAnswers]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.