Astrofísica

Você sabe onde é o centro do universo?

Se você tivesse nascido por volta de 1500, durante a época do astrônomo polonês Nicolau Copérnico, você diria que o centro do universo seria o Sol. Obviamente, apesar de vermos os planetas e estrelas se movendo no céu noturno, nossa estrela não está no centro do Universo. Então, onde é o centro?

universeee

Hoje os astrônomos acreditam que não há centro para o cosmos. Você pode pensar que deve haver um ponto central – afinal, o Big Bang deve ter começado em algum lugar, certo? Enquanto grandes explosões de, digamos, uma bomba, partem de um ponto, o Big Bang que se acredita ter criado nosso Universo há quase 14 bilhões de anos era completamente diferente e parecia acontecer em todos os lugares ao mesmo tempo. Em suma, o tempo e espaço não existiam antes do Big Bang e por isso não havia nenhum ponto de onde poderia ter surgido.

Para entender isso, imagine você fosse pequeno o suficiente para ficar em pé em um balão – pequeno o suficiente para ver em linha reta a superfície do balão, como acontece no horizonte da Terra. Você não é capaz de ver dentro ou fora do balão e, não importa em que direção você olhar, a extremidade do balão parece estar mais ou menos à mesma distância de você. Se você começar a se mover pela superfície do balão, pareceria que você estava no centro dele. A realidade da questão é, no entanto, que seu balão bidimensional não tem um centro.

Agora, suponha que seu balão esteja sendo inflado com ar e coberto com marcas de caneta ao seu redor. À medida que o balão se torna cada vez maior, essas marcas de caneta se afastam cada vez mais de você – não importa onde você esteja, parece-lhe que você está no centro da expansão. Como o espaço é curvo, é como o espaço bidimensional de um balão e, assim como não há centro para sua expansão, não há centro para a expansão do Universo. [SpaceAnswers]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.