ATENÇÃO! INFORMAÇÕES SOBRE O METEORO QUE RASGOU O CÉU DA BAHIA ESTÃO EM OUTRO ARTIGO! CLIQUE E VÁ DIRETAMENTE PARA LÁ!
Fique atento no céu! Como no publicado na página oficial da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), há duas chances do corpo de um foguete russo cair em território brasileiro nesta sexta-feira (16/02). Lembrando que não há motivo para pânico, caso o evento aconteça, teremos apenas um belo espetáculo no céu.
O foguete foi lançado esta semana na Rússia com intuito de levar mentimentos para Estação Espacial Internacional. Caso reentre na atmosfera sobre o Brasil, grande parte do corpo será consumido e apenas alguns pedaços podem chegar ao solo.
Se vir a cruzar o céu sobre o Nordeste do país, ele poderá ser visível a partir das 18h55min (horário local). Mas se não reentrar neste momento, ele poderá dar mais uma volta na Terra, e em uma segunda passagem cruzará o país entre 21h20min e 21h30min (horário de Brasília) vindo da direção noroeste para o sudeste. Abaixo você pode ver uma linha indicando os lugares por onde o lixo espacial pode passar.

Joseph Remis, especialista em “prever” reentradas de satélites, foi quem calculou esta possibilidade. A parte do foguete deve cruzar o céu do oceano Oceano Atlântico às 21h53min UTC, no entanto, há uma margem de erro de 3 horas. E é aí que está a chance de cair no Brasil. Cerca de 9 min após o momento previsto para a reentrada, o lixo espacial passará em João Pessoa, na Paraíba. 1h30min depois ele cruzará grande do Brasil. Nesses dois momentos (como você pode ver na imagem acima) o objeto pode cruzar o céu de algum lugar do país.
Não é nada confirmado que acontecerá, mas fique atento no céu. Se o evento acontecer e você conseguir registrar mande seu registro para nossa página no Facebook.