Marte é o nosso vizinho interplanetário e a joia vermelha do céu noturno terrestre. Ele é o segundo planeta mais bem estudado do nosso sistema solar, visitado por inúmeras sondas dos mais diversos países. É o sonho da humanidade em visitá-lo e, quem sabe, até morar lá no futuro. No entanto, a atenção vira-se para ele neste domingo, 09/08, não como mais um episódio da exploração espacial, mas sim relacionado a um fenômeno natural.
Devido a configuração das órbitas dos planetas, Marte estará perfeitamente alinhado com a Lua para um observador terrestre. Isso fará uma espécie de “eclipse marciano” para algumas regiões da Terra, incluindo o Brasil. O nosso satélite natural fará uma ocultação do Planeta Vermelho, da mesma forma que já oculta o Sol durante um eclipse solar.

A visibilidade é boa para o Brasil, especialmente aos moradores da região sul e sudeste. A Lua deve “tocar” o planeta vermelho após a 5h, variando alguns minutos em diferentes regiões. O ideal é começar observar pelo menos uma hora antes para evitar perder qualquer momento da ocultação. A melhor visualização fica com o extremo sul do país, pois verá a ocultação mais cedo e, antes da luz do Sol tomar conta do céu, a Lua sai da frente do planeta às 6h20.
Não é necessário qualquer equipamento para observar, mas é interessante o uso de um equipamento ótico para ver mais detalhes. Vale ressaltar que, apesar de visível em muitos estados, a região norte e nordeste não verão o fenômeno acontecendo, mas ficarão com uma conjunção excepcional dos dois astros juntinhos no céu.
Boas observações!