Estrelas

O Sol fica estranhamente calmo e astrônomos ficam intrigados

A NASA divulgou novas imagens mostrando o quão o Sol está estranhamente calmo este mês. É o menor nível de atividade solar que temos visto desde 2011, embora o Sol esteja apenas no meio do seu ciclo de 11 anos, e cinco anos do seu mínimo solar. Mas, por alguma razão, nossa estrela parece ter ficado tranquila muito mais cedo do que o habitual.

 
As atividades solares são medidas pela quantidade de manchas solares na superfície do Sol. As manchas solares são aquelas manchas escuras visíveis no Sol que indicam áreas onde o campo magnético é muito forte – sendo até milhares de vezes mais forte do que o campo magnético da Terra.

Eventualmente, toda esta energia magnética é liberada na forma de poderosas explosões solares, que são explosões incrivelmente intensas de radiação de alta energia. Quando essas erupções solares atingem a Terra, elas podem interromper as comunicações de rádio, e causar auroras espetaculares.

Mas, desde então, o Sol vêm ficando estranhamente quieto e pouquíssimas manchas estão aparecendo. Você pode ver isso na imagem registrada pela NASA, usando o Solar Dynamics Observatory (SDO).

spotless_nov

Não se preocupe, o fato de que o Sol esteja tranquilo, não é nada para se preocupar ainda. Os pesquisadores sabem que o Sol tem um padrão pendular da atividade durante um período de 11 anos, e o mais recente pico foi no início de 2014. O próximo mínimo solar não está previsto para ocorrer em mais de cinco anos. Então, não está muito claro porque o Sol ficou tranquilo tão cedo. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.