Planetas

O que é esse ponto luminoso visível ao lado de Júpiter?

Você observa o céu todas as noites? Se você for um bom observador deve ter percebido que existe um ponto luminoso ao lado de Júpiter (como podemos ver logo abaixo). Dezenas de pessoas entraram em contato conosco nos perguntando sobre ele e especularam ser um satélite natural do planeta que estaria visível. Mas não é, pois não é possível ver uma lua de Júpiter sem algum equipamento especial. Claro, mesmo assim esse pontinho não deixa de ser muito interessante.

Screenshot_1

Podemos até dizer que essa configuração no céu é uma conjunção planetária, afinal, dois astros estão próximos um do outro para quem está observando da Terra. Mas sem enrolação, o ponto brilhante é uma estrela ou estrelas. Ela se chama Libra Alfa e não é apenas uma estrela, mas sim duas! Isso mesmo, a estrela ao lado de Júpiter é uma estrela dupla.

Essa estrela já foi ocultada pelo planeta Vênus em 1947 e será ocultada por Mercúrio em 2052. Ela está localizada a cerca de 75 anos-luz da Terra, ou seja, a luz que estamos vendo atualmente foi emitida há 75 anos e só chegou para nós agora. Afinal, a luz viaja a 300 mil km/s no vácuo.

Um zoom na estrela ou "estrelas".
Um zoom na estrela ou “estrelas”.

Não é uma lua do planeta Júpiter, mas não deixa de ser um objeto muito interessante. Quando você olhar para ela novamente, lembre-se da sua distância em relação a nós e que na verdade ali são duas estrelas, mas por causa da distância só vemos como um ponto brilhante.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.