Astrofísica

New Horizons registra dados impossíveis de obter da Terra

A famosa sonda New Horizons abriu nossos olhos para a beleza e complexidade de Plutão, e agora ela nos entregou alguns dados cósmicos únicos que seriam quase impossíveis de obter da Terra.

A nave espacial da NASA, que está atualmente em hibernação esperando para atingir seu próximo ponto, capturou uma medição muito precisa – o fundo óptico cósmico – que é a acumulação de luz visível extragaláctica produzida por todas as fontes no universo.

extra_large-1492167506-cover-image

“Determinar quanta luz vem de todas as galáxias além da Via Láctea, têm sido um desafio na astrofísica observacional”, disse Michael Zemcov, professor-assistente do Instituto de Tecnologia de Rochester.

A questão principal no estudo do fundo óptico cósmico do Sistema Solar interior é a poeira. Cometas como 67P/Churyumov-Gerasimenko possui mais de bilhões de anos de preenchimento com minúsculos fragmentos empoeirados que refletem a luz solar, que formam a chamada luz zodiacal.

A luz zodiacal é muito intensa perto de nosso planeta para termos uma boa imagem do fundo óptico cósmico, mas a coisa muda além da órbita de Plutão – a 5 bilhões de quilômetros – onde a LORRI (New Horizons Long Range Reconnaissance Imager) obtém imagens de galáxias distantes com qualidade.

“O que estamos vendo é que o fundo óptico é completamente consistente com a luz das galáxias e não vemos a necessidade de adicionar um monte de brilho extra; Enquanto as medições anteriores perto da Terra precisaram de muito brilho. O estudo é a prova de que este tipo de medição é possível a partir do sistema solar exterior, e que LORRI é capaz de fazê-la”, disse Zemcov.

Enquanto as missões para a borda do Sistema Solar são destinadas para planetas, elas poderiam ser otimizadas para olhar para o universo de uma outra perspectiva. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.