Planetas

NASA lança o novo traje espacial para a próxima missão à Lua

Embora os humanos possam parecer adaptáveis ​​na Terra, fora do nosso perfeito planeta controlado por temperatura, gravidade e radiação, somos muito frágeis. Então, para nos ajudar a lidar com as duras condições do resto do Sistema Solar, a NASA acaba de lançar um traje espacial novo e aprimorado que os astronautas usarão na Lua como parte das missões Artemis.

(Créditos: NASA)

À primeira vista, parece semelhante aos usados ​​pela Apollo no final dos anos 60 e início dos anos 70, mas houve muitas novas adições aos novos trajes, que são oficialmente chamados de Unidades de Mobilidade Extravehicular de Exploração, ou xEMUs.

Primeiro, os xEMUs são muito mais fáceis de se movimentar. Os trajes da Apollo não tiveram muita mobilidade nos movimentos das pernas, e é por isso que existem tantos vídeos excelentes de astronautas caindo na gravidade significativamente menor da Lua.

O novo traje também apresenta rolamentos das articulações e aprimoramentos nos ombros para melhor movimento da parte superior do corpo e luvas que permitem aos astronautas mover os dedos para facilitar pegar coisas.

(Créditos: NASA)

Em uma demonstração do traje com o administrador da NASA, Jim Bridenstine, a engenheira de traje espacial avançado Kristine Davis se inclinou para pegar uma pedra. Embora parecesse desajeitada, esse tipo de movimento teria sido significativamente mais difícil nos trajes da Apollo.

Os trajes foram projetados para proteger contra uma faixa de temperatura entre -156 a 121 graus Celsius e podem ser construídos em todos os tamanhos. Mas nem tudo mudou. Ainda não descobrimos como lidar com a remoção de fluidos corporais enquanto estamos no traje, e assim nossos astronautas de Artemis ainda terão que usar fraldas.

O xEMU será usado apenas para caminhadas espaciais e enquanto estiver na Lua. O outro traje exibido durante a apresentação – o laranja brilhante à direita – será usado pelos astronautas para lançamento e reentrada. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.