Planetas

NASA cancela lançamento do telescópio James Webb em 2021

A essa altura, no próximo ano, a NASA esperava ter um novo observatório em órbita, que faria o Telescópio Espacial Hubble parecer um brinquedo de criança. Infelizmente, precisaremos esperar um pouco mais pela próxima geração de impressionantes fotografias espaciais.

(Créditos: Reprodução)

A janela de lançamento do telescópio espacial James Webb Space foi oficialmente recuada mais uma vez, desta vez como resultado do impacto que a pandemia global provocou nos cronogramas de testes. A NASA só confirmou o que já se suspeitava desde que os testes foram suspensos há três meses – que a data planejada para março de 2021 foi descartada.

“Não lançaremos em março”, explicou Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciências da NASA, durante uma reunião do Conselho de Estudos Espaciais das Academias Nacionais.

Para ser justo, esse prazo de março foi um pouco improvável desde sempre, com um relatório prevendo apenas 12% de chance de lançamento em março no início do ano. E isso foi meses antes do coronavírus explodir em cena, já que agora a maioria da população do estado, os trabalhadores das instalações de Northrop Grumman, no sul da Califórnia, foram enviados para casa para mitigar o impacto da pandemia da COVID-19.

Antes do desligamento, a Northrop dedicava uma dúzia de turnos de 10 horas por semana ao telescópio. Desde então, isso foi reduzido para cinco turnos por semana. Deveremos ter uma nova data assim que uma revisão de cronograma for realizada, prevista para o próximo mês. Os dedos ainda estão cruzados para um lançamento em 2021.

E, dada a natureza ambiciosa da tecnologia avançada do telescópio, ninguém quer descobrir que algo não funciona quando está em uma órbita a cerca de 1,6 milhão de quilômetros acima. Portanto, este é um atraso que precisamos engolir! [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.