Eventos Astronômicos

Meteoro explode e transforma noite em dia na Sibéria

As pessoas na república de Khakassia, na Sibéria testemunharam uma grande bola de fogo explodindo no céu nesta terça-feira (07/12). O brilho do meteoro foi tão forte que fez a noite virar dia em questão de segundos.

“No começo, eu não conseguia entender o que estava acontecendo. Houve uma luminescência súbita. Não era como a luz como o dia, mas ainda sim bastante brilhante” disse Olga Sagalakova, moradora local. “Olhamos para a montanha perto de nós, e do nada vimos um enorme meteoro voando acima de nós. Ele tinha até uma cauda. Francamente, eu estava com medo. Eu pensei que era uma bomba”, concluiu ela.

“O meteoro é várias vezes menor do que aquele que caiu na Rússia, mas os seus fragmentos podem ser encontrados”, comentou Viktor Grokhovsky, professor da Universidade Federal Ural. “Determinar onde eles caíram exigiria um cálculo preciso do seu caminho. Isso pode demorar um ou dois dias”, concluiu ele.

“A pedra espacial provavelmente têm de 10 a 15 metros de diâmetro, e é feito de pedra, não de ferro”, disse Natan Eysmont do Instituto de Pesquisa Espacial Russa. “Tais meteoros, a menos que eles entram na atmosfera em um ângulo muito acentuado, não são perigosos”, concluiu ele. [RT]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.