Planetas

Hoje o dia e a noite vão ter a mesma duração

Hoje é o dia do equinócio de primavera para moradores do Hemisfério Sul e equinócio de outono para quem mora no Hemisfério Norte, marcando a chegada de duas estações diferentes nas duas partes do globo. O fenômeno acontece duas vezes no ano, em março e em setembro, onde os ambos hemisférios da Terra são igualmente iluminados pelo Sol.

Iniciando nesta terça-feira, o equinócio de primavera teve início às 10h30 BRT. Portanto, a partir de hoje os dias tendem a aumentar sua duração, com as noites vão ficando cada vez menores – o dia terá, em média, três minutos a mais por dia até dezembro, no Solstício de Verão.

Assim é o equinócio acontecendo do ponto de vista espacial. (Créditos: Reprodução)

 

Além disso, as temperaturas também começarão a subir e você sentirá uma mudança gradual no clima pela concentração da luz solar na superfície, até que o ápice acontece em 21 de dezembro e ocorre o solstício de verão. Para quem não lembra, solstícios são quando os dias tem maior duração que as noites ou vice-versa, isso dependerá muito se é no inverno ou verão.

No equinócio, o Sol, anteriormente surgindo no nordeste, começa a sair pelo leste e se põe exatamente no oeste. Isso porque é o exato momento em que o Sol atravessa o plano do equador terrestre, e assim o dia e a noite vão ter a mesma duração nesta terça-feira, ou seja, 12 horas cada um.

A partir de hoje o frio para quem mora no Hemisfério Sul tenderá a diminuir, portanto, se você adora um clima mais quente é só aproveitar essa nova mudança. Mas se você mora no Hemisfério Norte, prepare-se para um clima mais frio.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.