A cada dia nossas vidas são colocadas em perspectiva como uma foto tirada por uma sonda, literalmente, a milhões de quilômetros de sua casa. OSIRIS-REx, uma espaçonave que vista estudar asteroides, registrou a foto abaixo como parte de um teste de engenharia em 17 de janeiro de 2018.
A nave espacial estava se afastando de nós a cerca de 8,5 km por segundo quando tirou a foto – mostrando a Terra e Lua a uma distância de 63,6 milhões de quilômetros. Na imagem, você pode ver a Terra como o ponto mais brilhante no meio da imagem, e a Lua é o ponto menor à direita.
Mas se você olhar de perto, há muito mais para ser visto em segundo plano. Como a NASA explica em uma descrição da imagem, “várias constelações também são visíveis no espaço circundante”. “O conjunto brilhante de estrelas no canto superior esquerdo é aglomerado das Plêiades”, concluiu a agência.
Desde o seu lançamento em 8 de setembro de 2016, esta não é a primeira foto fantástica que a OSIRIS-REx nos proporcionou. Em janeiro, obtivemos uma foto muito mais próxima quando a sonda estava a 400 mil quilômetros da Terra.
Espera-se que a sonda alcance seu destino, o asteroide Bennu, em agosto de 2018 – e trará materiais e fotos desse corpo de volta à Terra em setembro de 2023. Basicamente, nós só vimos o começo do que essa pequena nave espacial pode fazer.
Mas, entretanto, milhões de quilômetros colocam a Terra em uma perspectiva incrível e assustadora. [ScienceAlert]