O European Southern Observatory (ESO) lançou uma incrível série de imagens mostrando a órbita de um planeta em torno de uma estrela distante. Capturado pelo Very Large Telescope do ESO (VLT), as imagens mostram o exoplaneta Beta Pictoris b orbitando em torno de sua estrela-mãe, a 63 anos-luz da Terra. O planeta orbita a uma distância de cerca de 1,3 bilhão de quilômetros, um pouco mais perto que Saturno do Sol.
O Beta Pictoris b tem cerca de 1,5 vezes o tamanho de Júpiter e é cerca de 13 vezes mais massivo. Demora cerca de 20 anos para orbitar sua estrela, e no momento é o único planeta que conhecemos no sistema de Beta Pictoris.
Apesar da grande distância de sua órbita, o planeta é considerado extremamente quente, com uma temperatura média de cerca de 1.500 °C. Essas imagens foram capturadas pelo instrumento Spectro-Polarimetric High-contrast Exoplanet REsearch (SPHERE) no VLT. A imagem direta dos planetas é extremamente difícil, não apenas pelas grandes distâncias envolvidas, mas também pelo brilho da estrela. Embora essas não sejam as primeiras imagens desse tipo, elas mostram uma incrível clareza na órbita de um exoplaneta.
“Essas imagens são uma conquista notável, anunciando uma nova era em uma das áreas mais incríveis e desafiadoras da astronomia – descobrindo e caracterizando exoplanetas”, disse o ESO.
Essas imagens também destacam o quão longe chegamos na pesquisa de exoplanetas. Os primeiros planetas fora do nosso Sistema Solar não foram descobertos até 1992 , e a grande maioria é encontrada através do método de trânsito – observando o planeta eclipsar sua estrela do nosso ponto de vista.
Conseguir uma imagem direta de um planeta como esse é bem incrível. E há esforços em andamento para tirar ainda mais imagens desses mundos, incluindo o exoplaneta conhecido mais próximo da Terra, Proxima b. [IFLS]