Distantes por centenas de milhões de quilômetros, às vezes alguns planetas do sistema solar coincidem por estarem em determinados pontos de suas órbitas que, quando vistos da Terra, tornam-se próximos uns dos outros. Esse é o fenômeno de conjunção planetária, quando dois ou mais planetas ficam juntos no céu, formando uma configuração visual interessante.
Apesar de ser um fenômeno relativamente comum, nunca perde a graça de observá-lo. E nesta madrugada do dia 31/03, os planetas Júpiter, Saturno e Marte estarão fazendo um espetáculo para todos que tiverem a oportunidade de ver.

No céu, o fenômeno aparecerá primeiro com o gigante Júpiter brilhante intensamente na parte superior, estando a cerca de 797 milhões de quilômetros de distância. Abaixo, estará Saturno, a 1 bilhão e 500 milhões de quilômetros, e nosso vizinho planetário Marte, a 220 milhões de quilômetros. As distâncias, no entanto, não impedirão a “abraço cósmico” no céu terrestre – é para isso que serve a conjunção!
A observação não tem segredo, muito menos será complicada. Os planetas surgirão no horizonte aproximadamente na direção Leste – a mesma que o Sol nasce -, a partir da 1h (horário de Brasília). Não é necessário quaisquer equipamentos para ver, já que a graça do fenômeno está em sua configuração única que se formará no céu noturno. É, no entanto, uma ótima hora para fotografar e compartilhar os registros.
Bons céus!