Eventos Astronômicos

Conjunção planetária marcará a noite desta sexta-feira

Os planetas do sistema solar estão separados por alguns milhões ou bilhões de quilômetros de distância. Apesar destas distâncias incríveis, alguns planetas podem ser observados facilmente no céu terrestre devido a reflexão da luz solar em suas respectivas atmosfera. Esse é o caso de Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do sistema solar envolvidos em uma conjunção com a Lua nesta sexta-feira, 28/08.

Simulação do fenômeno. (Créditos: Stellarium)

Na astronomia, conjunção é o nome de um fenômeno visual para observadores terrestres. É o momento em que dois ou mais astros se posicionam em suas respectivas órbitas de modo a ficarem visíveis próximos no céu da Terra. E desta vez, a Lua, Júpiter e Saturno serão os astros envolvidos neste evento astronômico.

A Lua estará com 82% do seu disco iluminado pelo Sol, o planeta Júpiter contará com uma magnitude de -2.5 e Saturno, logo acima, com 0.2 – considerando que quanto maior esse número, menos brilhante um objeto celeste será. Em outras palavras, o brilho em magnitude dos planetas está negativo, logo, os astros brilharão intensamente.

Não existe horário específico para observação, já que a conjunção pode ser observada a noite inteira próximo a Constelação de Escorpião. Não é necessário nenhum equipamento ótico, pois trata-se de um fenômeno visível a olho nu. O evento será transmitido no canal da Mistérios do Espaço a partir das 21h30. Você pode assistir no play abaixo!

Bons céus!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.