Os planetas do sistema solar estão separados por alguns milhões ou bilhões de quilômetros de distância. Apesar destas distâncias incríveis, alguns planetas podem ser observados facilmente no céu terrestre devido a reflexão da luz solar em suas respectivas atmosfera. Esse é o caso de Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do sistema solar envolvidos em uma conjunção com a Lua nesta sexta-feira, 28/08.

Simulação do fenômeno. (Créditos: Stellarium)
Na astronomia, conjunção é o nome de um fenômeno visual para observadores terrestres. É o momento em que dois ou mais astros se posicionam em suas respectivas órbitas de modo a ficarem visíveis próximos no céu da Terra. E desta vez, a Lua, Júpiter e Saturno serão os astros envolvidos neste evento astronômico.
A Lua estará com 82% do seu disco iluminado pelo Sol, o planeta Júpiter contará com uma magnitude de -2.5 e Saturno, logo acima, com 0.2 – considerando que quanto maior esse número, menos brilhante um objeto celeste será. Em outras palavras, o brilho em magnitude dos planetas está negativo, logo, os astros brilharão intensamente.
Não existe horário específico para observação, já que a conjunção pode ser observada a noite inteira próximo a Constelação de Escorpião. Não é necessário nenhum equipamento ótico, pois trata-se de um fenômeno visível a olho nu. O evento será transmitido no canal da Mistérios do Espaço a partir das 21h30. Você pode assistir no play abaixo!
Bons céus!
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.