Hoje, as massas terrestres estão divididas em vários continentes, separadas por vastos oceanos. Mas isso nem sempre foi o caso – há centenas de milhões de anos, elas formaram um único supercontinente. E, no futuro, está previsto que elas vão voltar a se encontrar.
O passado, presente e futuro dos supercontinentes da Terra é explorado em um recente artigo de Alexandra Witze para o site ScienceNews. Nele, ela detalha e explica porque os cientistas pensam que a Terra irá formar um novo continente, chamado de Amásia – em dentro de 50 a 200 milhões de anos.
No passado, pensava-se que haviam mais de um supercontinente. O mais famoso, Pangeia, existiu há 400 a 200 milhões anos, e ele ajuda a explicar como e porque os fósseis similares do dinossauros são encontrados em lugares diferentes ao redor do mundo. E o outro, chamado de Rodinia, pode ter existido entre 1,3 bilhões e 750 milhões de anos atrás.
Com base no encolhimento do Oceano Pacífico, os cientistas acreditam que a América do Norte e a Ásia se unirão no futuro para formar a Amásia. Se isso realmente vai acontecer, não está claro.
“O que sabemos sobre o futuro supercontinente Amásia é exatamente isso, especulação”, disse o geólogo Ross Mitchell, da Universidade Curtin, em Perth, na Austrália.
A ideia de que os continentes da Terra estão se movendo não é controversa – as Américas e a Europa estão se distanciando alguns centímetros por ano, por exemplo. E Amásia é uma boa aposta para o futuro. [ScienceAlert]