Os astrônomos estão convencidos de que encontraram dois novos planetas parecidos com a Terra em nossa galáxia, e ambos parecem semelhantes ao nosso. Estão agora entre os 19 maiores exoplanetas conhecidos com ambientes potencialmente habitáveis.

Orbitando uma estrela vizinha na constelação de Áries a apenas 12,5 anos-luz de distância, um desses dois planetas pode, de fato, ter a maior semelhança com a Terra que descobrimos até agora.
“Os dois planetas se assemelham aos planetas internos do nosso Sistema Solar”, explica Mathias Zechmeister, um astrofísico da Universidade de Göttingen. “Eles são apenas um pouco mais massivos que a Terra e estão localizados na chamada zona habitável, onde a água pode estar presente na forma líquida”, disse ele.
Apesar de sua proximidade, a estrela de Teegarden foi descoberta apenas em 2003. Cerca de dez vezes mais leve do que o nosso Sol e uma das menores estrelas que conhecemos, a velha anã vermelha, que tem cerca de 8 bilhões de anos, provou ser um desafio.
De acordo com a equipe, outros sistemas planetários em torno de estrelas semelhantes sempre foram detectados usando o método de trânsito, quando um planeta em órbita passa na frente de uma estrela, bloqueando o brilho e fazendo com que o objeto celeste se obscureça por um breve momento. O alinhamento e a penumbra do Teegarden não se prestariam a esse método, por isso, os astrônomos usaram o telescópio de última geração CARMENES projetado especificamente para tais situações. Localizado no Observatório de Calar Alto, na Espanha, o instrumento permitiu que os pesquisadores procurassem por quaisquer mudanças na velocidade radial da estrela.
Após três anos de observação cuidadosa, observando as oscilações produzidas pelos objetos em órbita, mais de 200 medições indicam a existência de dois novos planetas, agora denominados Teegarden b e Teegarden c.

Teegarden b é o planeta mais interno. De acordo com os cientistas, tem 60% de chance de ter um ambiente de superfície temperada, algo entre 0° a 50°C e provavelmente próximo a 28°C. Teegarden c, por outro lado, fica mais distante e tem uma temperatura de superfície mais parecida com Marte, ficando a aproximadamente -47°C.
No entanto, nem tudo parece ser perfeito. Enquanto a equipe prevê que Teegarden b completa sua órbita em 4.9 dias terrestres, e c faz isso em 11.4 dias, Weiss argumenta que sua jornada pode ser ainda mais rápida do que isso, o que inevitavelmente reduziria sua habitabilidade. [ScienceAlert]
Nordestino arretado, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.