Eventos Astronômicos

Bola de fogo transforma noite em dia no nordeste brasileiro

Na noite desta quarta-feira, 15/07, um bólido rasgou o céu de diversas cidades em estados do nordeste do Brasil. As primeiras informações indicam que o fenômeno ocorreu às 18h59min BRT, e foi visto a partir de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia. Moradores relataram um clarão enorme, seguido de um estrondo e tremor de terra.

(Créditos: BRAMON/Clima ao vivo)

O fenômeno bólido acontece quando uma rocha espacial adentra a atmosfera da Terra a velocidade altíssima. O contato da rocha com o ar atmosférico torna o ambiente ao redor da rocha incandescente, o que faz brilhar intensamente. Esse tipo de fenômeno pode ser seguido de uma explosão audível no solo e tremores pela onda de choque causada por consequência.

Trajetória preliminar do bólido. (Créditos: BRAMON)

De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), a trajetória do bólido, que surgiu entre os municípios de Princesa Isabel, PB e Carnaíba, PE e seguiu na direção sudeste, desapareceu no céu a sul do município de Arcoverde, PE. Ainda não há massa calculada para esse objeto.

No entanto, o meteoro foi registrado por pelo menos sete câmeras do Clima ao vivo, uma rede com objetivo de registrar fenômenos atmosféricos em todo o país. Abaixo você pode assistir todos os registros do bólido divulgados pela BRAMON.

Por enquanto, a BRAMON continua trabalhando para refinar os dados e descobrir mais informações sobre a rocha espacial. Se você viu o fenômeno, relate para bramon.imo.net.

Continue lendo...