Astrônomos americanos estão procurando vida ao redor da Wolf 1061, uma estrela anã vermelha, que está localizada a cerca de 14 anos-luz da Terra. Os pesquisadores foram capazes de caracterizar em detalhes as propriedades da estrela anã vermelha, e descobrir o que os três planetas orbitando-a estão tendo que suportar.
A estrela é muito diferente do nosso Sol, já que ela gira mais lentamente, é mais fraca, e é “mais calma”. A equipe não encontrou nenhuma evidência de manchas na estrela ou flares. Obviamente, para os caçadores alienígenas, esse corpo é interessante.
Todos os três desses objetos são super-Terras, planetas maiores que os nossos, mas menores que Netuno. De acordo com as últimas pesquisas, um dos planetas – o Wolf 1061c – está localizado dentro da zona habitável.
Ele orbita a estrela em 18 dias, e mesmo que ela tenha apenas 0,7% da luminosidade do Sol, o planeta pode ser mais semelhante a Vênus do que à Terra. Porém, variações em sua órbita induzem que por lá seja um ambiente acolhedor para a vida. Mas de uma forma ou de outra, mais pesquisa é necessária.
“O sistema Wolf 1061 é importante porque é perto de nós e nos dá outras oportunidades para fazer estudos de acompanhamento para ver se lá realmente tem vida”, disse Stephen Kane, da Universidade Estadual de São Francisco.
Já encontramos milhares de exoplanetas, no entanto, ainda precisamos procurar mais para encontrar um mundo que é hospitaleiro para a vida – ou pelo menos para a vida como a conhecemos. [IFLS]