Estrelas

Astrônomos podem ter desvendado o mistério de suposta “estrutura no espaço”

Uma nova hipótese sugere que a KIC 8462852, também conhecida como Estrela de Tabby ou a “estrela da megaestrutura alienígena“, está desaparecendo porque está emitindo menos luz, não porque alguma obstrução esteja bloqueando intermitentemente nossa visão.

Estrelas no início e no fim de suas vidas podem variar dramaticamente em luminosidade, mas KIC 8462852 é uma estrela meia-idade, apenas um pouco maior do que o Sol. Estes objetos nunca foram vistos variando drasticamente em seu brilho intrínseco durante curtos períodos de tempo. As hipóteses variaram de enormes estruturas construídas por alienígenas a enxames de cometas para sua passagem através de nuvens de gás galáctico.

(Créditos da foto: University of Illionis at Urban-Champaign).
(Créditos da foto: University of Illionis at Urban-Champaign).

Uma equipe de físicos da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, argumenta que é hora de dar outra olhada na possibilidade de mudanças no brilho serem intrínsecas à estrela e oferecer alguma evidência do porquê.

Um artigo do Physical Review Letters anota que, juntamente o brilho que fez a Estrela de Tabby famosa, existem os menores. Estes parecem obedecer a uma lei de potência, um padrão onde a frequência de eventos diminui em relação ao tamanho do evento.

Pequenos eventos geralmente acontecem com mais frequência do que os grandes. Quando uma lei de potência se aplica, as diminuições na frequência são constantes para um aumento particular de tamanho. Muitas leis de potência existem, mas os autores do documento pensam que a KIC 8462852 está seguindo a mesma que quando a neve começa a derreter antes de uma avalanche.

Todos estes, conhecidos como “avalanche estatísticas”, são vistos em sistemas físicos que estão perto de uma transição de fase, onde algo importante muda.

O principal autor, Mohammed Sheikh, pensa que a existência de leis de potência estabelecidas podem ajudar os astrônomos a encontrarem padrões no brilho da KIC 8462852. “Isso nos dá uma maneira independente de interpretar os eventos e verificar a consistência com o modelo.”, disse ele em um comunicado.

Como nunca vimos uma estrela se comportar assim, se a KIC 8462852 estiver prestes a sofrer algum tipo de transição, ela transformará nossa compreensão do comportamento estelar. [IFLS].

 

Giovane Santana

Sou baiano, tenho 16 anos e sou fascinado pelo Cosmos.