Alguns dos planetas que descobrimos fora do nosso Sistema Solar são chamados de Júpiters quentes, grandes mundos que orbitam extremamente perto de sua estrela. E agora, cientistas relatam a descoberta de um planeta particularmente estranho.
Chamado de CoRoT-2b, o planeta está localizado a 930 anos-luz da Terra. Leva apenas 1,7 dias terrestres para orbitar a sua estrela hospedeira, orbitando tão perto (10 vezes mais perto do que Mercúrio do nosso Sol) que um lado do planeta provavelmente está bloqueado à estrela – isso significa que, devido à intensa gravidade, um lado sempre enfrenta luz intensa.
Até agora, estudamos as temperaturas de nove planetas semelhantes e descobrimos que a parte mais quente em todos eles estava no ponto mais próximo da sua estrela, ou ligeiramente para o leste.
No entanto, o CoRoT-2b é incomum, porque pesquisadores liderados pela Universidade McGill em Montreal, Canadá, descobriram que o ponto quente deste planeta é, na verdade, no ocidente do seu centro. Isso pode sugerir que o planeta tem ventos que viajam na direção oposta, o que representa uma série de novas questões.
“A natureza nos jogou em uma curva”, disse Nicolas Cowan, co-autor do estudo. “Neste planeta, o vento sopra no caminho errado”, disse ele.
A equipe propõe uma série de idéias para o planeta estranho. Pode ser que o planeta esteja girando tão lentamente que permitiria que seus ventos viajassem para trás, como Vênus em nosso Sistema Solar.
Outra ideia é que o campo magnético do planeta está interagindo com sua atmosfera e causando a mudança no vento, o que poderia nos dar uma chance rara de estudar o campo magnético de um exoplaneta.
Há definitivamente algo estranho acontecendo aqui. Embora ainda não sabemos com certeza, o CoRoT-2b se destaca no quão estranho e maravilhoso o universo pode ser. [IFLS]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.