Os astrônomos acabaram de descobrir que Jupiter tem mais duas luas, totalizando 69 delas. As luas atualmente não têm nomes, mas foram rotuladas de acordo com sua data de descoberta: S/2016 J1 e S/2017 J1 . O “S” aqui significa satélite e o “J” significa Júpiter.
Eles foram encontrados por uma equipe de astrônomos liderada por Scott Sheppard da Carnegie Institution for Science. Acredita-se que ambos tenham cerca de um ou dois quilômetros de tamanho, e orbitam a cerca de 21 milhões de quilômetros e 24 milhões de quilômetros de Júpiter.
Sheppard disse que as luas foram observadas pela primeira vez em março de 2016 e em março de 2017, com suas posições verificadas pelo telescópio Subaru em Mauna Kea, no Havaí. Elas foram encontradas durante uma pesquisa que estava procurando o Planeta Nove do sistema solar externo. Mas em algumas das imagens perto de Júpiter, essas duas luas apareceram. E pode haver mais delas.
S/2016 J1 leva 1,65 anos para orbitar o planeta, e S/2017 J1 leva 2,01 anos. Como a maioria das luas de Júpiter, elas também orbitam na direção oposta à forma como Jupiter gira, conhecida como órbita retrógrada.
O tamanho de ambos é consistente com muitas das luas menores de Júpiter; As quatro luas galileanas Ganymede, Callisto, Io e Europa são maiores que as demais de longe, medindo entre 3.000 a 5.000 quilômetros.
Essa descobeta coloca Júpiter em primeiro lugar em termos de número de luas, com Saturno em um segundo cada vez menor com 62. [IFLS]