Os astrônomos descobriram que um planeta errante, parte do grupo de estrelas TW Hydrae, é na verdade dois planetas orbitando um ao outro.
Os objetos são conhecidos como 2MASS J11193254-1137466AB e cada um possui cerca de 3,7 vezes a massa de Júpiter. Eles são muito pequenos para ser anãs marrons e não são exatamente planetas, embora tenham a massa certa. É por isso que são chamados de planetas errantes – são objetos de massa planetária sem uma estrela. E ainda por cima, este sistema é o binário de massa mais baixa e flutuante já observado.

O Universo não cansa de nos surpreender, não é mesmo? Os objetos foram descobertos no ano passado e acredita-se que estejam associados ao grupo TW Hydrae. Nós somos melhores em resolver enigma de estrelas normais do que de objetos incomuns e extremos. Sabemos que TW Hydrae se formou a cerca de 10 milhões de anos atrás e está à 160 anos-luz da Terra.
Esses dados também se aplicam aos planetas, mas com base na distância e separação aparente, os astrônomos descobriram que estão a cerca de 583 milhões de quilômetros um do outro. Isso é quase quatro vezes a distância entre o Sol e a Terra.
Provavelmente, eles são feitos das mesmas coisas que anãs marrons e ainda são tão pequenos que suas propriedades estão mais próximas dos exoplanetas. Estudá-los pode realmente nos dar mais informações sobre como os planetas gigantes de gás se formam e se comportam. Muitas vezes é difícil estudá-los por causa da luz brilhante da sua estrela hospedeira, o que não é um problema para nossos pares de objetos errantes.
2MASS J11193254-1137466AB certamente receberá muito mais atenção agora que seu status de binário foi detectado. Há muito o que podemos aprender com esses dois objetos. [IFLS]