Eventos Astronômicos

Asteroide do tamanho de uma casa está passando pela Terra hoje

Um asteroide do tamanho de uma casa passou por nosso planeta hoje em cerca de 58% da distância entre a Terra e a Lua. O objeto, conhecido como 2017 YZ4, é estimado entre 7 e 15 metros – um pouco menor do que o meteoro de Chelyabinsk que explodiu sobre a Rússia em 2013.

2017 YZ4 só foi descoberto no dia de Natal pelo Mount Lemmon Survey, que é um dos detectores mais bem-sucedidos de objetos próximos da Terra (NEOs) no mundo. A aproximação do asteroide ocorreu por volta das 12h56min a 224,396 quilômetros da superfície do nosso planeta. Ele também possui uma velocidade de 9,5 km/s.

asteroide1

De acordo com o Centro para Estudos de Objetos Próximos da Terra da NASA, este foi o asteroide que passou mais próximo em 2017. Neste ano, houve outros 51 objetos que acabaram voando a uma distância lunar.

YZ4 pode não representar uma ameaça de nível de extinção para o nosso planeta, mas precisamos permanecer vigilantes, pois esses objetos podem criar um dano generalizado, como o meteorito de Rússia citado a cima, cuja onda de choque quebrou as janelas e feriu milhares de pessoas. Por esta razão, a NASA e a Agência Espacial Européia têm projetos que monitoram esses objetos.

Até agora, descobrimos apenas uma pequena porcentagem dos estimados 1 milhão de asteroides perigosos maiores que 30 metros, que povoam o espaço em torno da Terra. Apenas cerca de um em cada quatro asteroides maiores que 100 metros foram descobertos.

As equipes de cientistas estão sempre tentando fazer o melhor para encontrar as ferramentas certas para nos proteger contra essas potenciais ameaças. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.