Eventos Astronômicos

A última Lua cheia do ano irá coincidir com chuva de meteoros

(Créditos da imagem: WallpaperCraze).
(Créditos da imagem: WallpaperCraze).

No mês passado, a Lua atingiu seu ponto mais próximo da Terra desde janeiro de 1948. Foi a lua cheia mais próxima até agora.

A última lua cheia deste ano irá coincidir com uma das melhores chuvas de meteoros do ano – a chuva de meteoros Gemínidas. Todavia, lua cheia não costuma combinar bem com chuva de meteoros, pois o brilho da Lua ofusca os meteoros.

Mas a chuva de meteoros Gemínidas não é uma chuva de meteoros comum. Os meteoros tendem a ser mais brilhantes, e podem deixar longas trilhas persistentes através do céu noturno. O ápice estimado da chuva são de 120 meteoros por hora.

Este ano, o pico acontecerá no dia 13 de dezembro, quando os meteoros mais brilhantes, serão visíveis, apesar da luz lunar.

No hemisfério norte, os meteoros poderão ser vistos após o pôr-do-Sol, enquanto no hemisfério sul os meteoros só irão começar a aparecer após a meia-noite, na constelação Gêmeos. [ScienceAlert].

Nós vamos transmitir a Lua cheia e a chuva de meteoros ao mesmo tempo. Assista logo mais às 22h (horário de Brasília) no nosso canal.

Giovane Santana

Sou baiano, tenho 16 anos e sou fascinado pelo Cosmos.