Planetas

5 coisas que você não sabia sobre Perdido em Marte

Perdido em Marte é um filme de ficção científica que se passa em um momento que humanidade está começando a migrar para outros mundos. Como o próprio nome do filme já diz, o astronauta Mark Watney é enviado para uma missão no planeta vermelho com outros astronautas, no entanto, após complicações e uma tempestade poeira severa, ele é dado como morto e é deixado para trás. Porém, Mark não morreu e consegue sobreviver em Marte usando ciência até que outra missão retorne para o resgate.

Esse filme é muito interessante e há algumas curiosidades sobre ele que você vai gostar. Separamos alguns fatos e listamos logo abaixo.

1 – Precisou de autorização da própria NASA

Quem quer retratar a NASA em qualquer filme precisa de autorização da mesma. E Perdido em Marte não foi diferente. Os diretores precisaram mostrar a agência espacial que estão representando o assunto de forma séria e mostrando apenas verdades. Para você ter uma ideia da seriedade da coisa, cinquenta páginas do roteiro é propriedade da NASA.

2 – A tempestade de poeira foi exagerada

Sim, há realmente tempestades de poeira em Marte, tanto que faz poucas semanas que uma estava cobrindo o planeta inteiro. No entanto, da forma que é retratada no filme é um tanto exagerada. A atmosfera marciana é muito mais fraca do que a da Terra, tornando-a muito rarefeita. Sendo assim, uma tempestade de poeira lá é equivalente uma simples brisa na Terra, não causando todas as destruições mostradas no filme.

3 – O filme acertou nas viagens espaciais

A distância entre a Terra e Marte é uma das coisas mais precisas do filme. A viagem realmente pode durar meses até que a ajuda chegasse para o astronauta perdido. Pessoas da ESA (Agência Espacial Europeia) elogiaram o roteiro pela precisão.

4 – O astronauta principal estava presente em Interestelar

O ator Matt Damon estava presente no planeta gelado de Interestelar – e adivinha? Ele estava perdido lá também.

5 – Uma página do roteiro viajou junto com uma missão verdadeira

A primeira página do roteiro viajou junto com a nave espacial Orion, da NASA, quando foi lançada (ainda em testes). Na página havia um desenho do astronauta em Marte dizendo: “Vou ter de usar a ciência para sair dessa”.

Curiosidades rápidas (extra): A plantação de batatas realmente foi criada; o filme é baseado em um livro de mesmo nome; a produção foi feita em um deserto na Jordânia; a radiação espacial em Marte é mortal, provavelmente o astronauta teria desenvolvido um câncer.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.