Astrobiologia

Cientistas dizem que poderíamos viver em um zoológico alienígena

Algumas pessoas acham que estamos vivendo em uma vasta simulação de computador criada por uma inteligência alienígena avançada. Mas não é exatamente assim para cientistas do METI. A verdade, dizem eles, é muito mais simples que isso.

(Imagem: Reprodução)

Os membros do METI (Messaging Extraterrestrial Intelligence), uma organização de pesquisa sediada em São Francisco, se reuniram em Paris na semana passada para discutir sobre alienígenas. Ou melhor, a total e completa falta deles, apesar de décadas de nós procurarmos nos céus. Em poucas palavras, esse enigma é conhecido como o Paradoxo de Fermi: o enigma de por que, com bilhões e bilhões de estrelas ao nosso redor, nunca ouvimos uma amostra solitária de ET.

Muitas respostas hipotéticas para o problema existem. Talvez a vida extraterrestre tenha atingido algum tipo de parede que ainda não entendemos. Talvez estejam todos dormindo. Talvez não exista mais ninguém lá fora, e talvez seja tudo culpa nossa. Mas há outra possível resposta para o Paradoxo de Fermi, que foi revisitado pelos pesquisadores do METI em Paris na semana passada: e se a razão de nunca termos visto ou ouvido falar de alienígenas é porque, de alguma forma, fomos colocados em quarentena por eles, tipo em uma gaiola, como uma espécime em um zoológico galáctico?

“Esse enigma do porquê de não termos detectado a vida extraterrestre têm sido discutido com frequência”, disse Raulin Cerceau, a diretora e astrobióloga do METI Florence. “Mas no foco único deste workshop, muitas das palestras abordaram uma explicação controversa sugerida pela primeira vez na década de 1970, chamada de ‘hipótese do jardim zoológico'”, concluiu ela.

A hipótese do zoológico pode soar como ficção científica, e na verdade é, muitas vezes, parece como um motivo em romances de ficção científica, programas de TV, filmes e videogames. Mas também é uma resposta séria (se inteiramente hipotética) ao Paradoxo de Fermi, às vezes descrito como o “Grande Silêncio”.

“Talvez os extraterrestres estejam observando os humanos na Terra, assim como observamos os animais em um zoológico”, disse o presidente do METI, Douglas Vakoch. “Como podemos fazer com que os funcionários do zoológico galáctico se revelem?”, questionou ele.

Para o METI, não é uma questão retórica: a organização realmente existe para tentar encontrar maneiras de fazer contato com a vida alienígena, como uma espécie de ramo proativo da busca por inteligência extraterrestre (SETI).

“Parece provável que os extraterrestres estão impondo uma ‘quarentena galáctica’ porque eles percebem que seria culturalmente perturbador para nós aprendermos sobre eles”, disse o pesquisador Jean-Pierre Rospars, do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica, na oficina do METI.

Embora a hipótese do zoológico possa não oferecer mais respostas do que isso, pelo menos está por aí para nos dar outra explicação hipotética de por que o Universo parece tão solitário às vezes. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.