Uncategorized

Astrônomos descobrem estrutura surreal no espaço

Duas galáxias em colisão uma com a outra têm gerado um fenômeno cósmico bizarro: arcos que aparentemente se assemelham a um olho humano. A ilusão de óptica é o resultado de uma galáxia espiral chamada IC 2163 atingindo lateralmente outra galáxia espiral conhecida como NGC 220, e é extremamente raro elas acabarem com essa aparência.

 
“Embora as colisões de galáxias deste tipo não sejam tão incomuns, apenas algumas galáxias terminam com o formato de um olho”, disse Michele Kaufman, astrônoma que observou o fenômeno. Localizada a cerca de 114 milhões de anos-luz da Terra na direção da constelação do Cão Maior, a estrutura foi descoberta utilizando o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), no Chile.

nrao16cb21a_nrao-x3

Os cientistas pensam que estes tipos de colisões entre galáxias já foram muito mais comuns quando o Universo era jovem e tais sistemas estelares existiam em maior proximidade uns com os outros.

Em qualquer caso, ver um olho no céu agora é definitivamente marcante, e o fato de que ele melhora nossa compreensão de como estas nuvens de gás em espiral se movem no espaço, significa que isso vai além de um espetáculo, e sim ganho enorme para a ciência. [ScienceAlert]

 

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.