Saiba como observar uma das maiores chuvas de meteoros do ano

Temos chuvas de meteoros praticamente todos os meses, algumas mais fracas e outras mais intensas. As Perseidas entra na lista de uma das chuvas de meteoros mais fortes do ano. Podendo ser observados de 50 a 60 meteoros por hora, essa chuva promete fazer um espetáculo no céu nos dias 11 e 12 deste mês.

As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra, em sua trajetória ao redor do Sol, passa por nuvens de detritos deixados por um corpo celeste – cometa ou asteroide. Esses detritos, então, entram em nossa atmosfera e queimam, produzindo lindos rastros brilhantes que podemos ver nas noites de chuva de meteoros, ou até em noites comuns. No caso dessa chuva, o corpo que ocasiona os meteoros é o cometa Swift-Tuttle.

Screenshot_1

Visível em todo o Brasil, a chuva de meteoros Perseidas têm seu radiante na constelação de Perseus, como o próprio nome diz. Apesar dos meteoros puderem sair de qualquer direção, é recomendável que as pessoas olhem na direção da constelação. O melhor horário para se observar é a partir das 3h da madrugada, quando Perseus já vai estar no céu.

Para acompanhar a chuva não tem muito mistério, basta fixar seus olhos no céu e esperar. Como sempre recomendamos, tenha MUITA paciência, esse é um fenômeno que exige isso para se observado. Os meteoros passam muito rápido e em um piscar de olhos você poderá perder eles de vista.

Não é necessário quaisquer equipamentos para ver, afinal, você precisará de um campo de visão que só seus olhos podem te proporcionar. Telescópios ou binóculos não possuem campo de visão aberto.

Mas e se na minha cidade estiver nublado? Bom, nossa página está planejando realizar uma transmissão ao vivo no dia, se o tempo permitir, claro. Caso ocorra, está previsto para começar às 22h do dia 11 e você poderá assistir no play abaixo:

ATENÇÃO: LIVE CANCELADA DEVIDO AO MAU TEMPO. PEDIMOS DESCULPAS AS TODOS.

Bons céus!

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *