Pedra com formato de colher foi encontrada em Marte

(Créditos da imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS).

(Créditos da imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS).

Talvez não seja o sinal da vida inteligente que esperávamos, mas alguns entusiastas do espaço de olhos afiados descobriram uma “grande colher” na superfície de Marte.

Os “talheres marcianos” foram descobertos pela primeira vez pelo canal do YouTube SecureTeam, em uma imagem tirada pelo rover Curiosity da NASA, em março de 2016.

Não é um artefato da cozinha de um extraterrestre, e não mostra a “história secreta de Marte”, como diz o vídeo. É apenas uma pedra.

Esta não é a primeira pedra em forma de colher encontrada em Marte. Em setembro de 2015, alguns outros avistaram uma “colher-pedra flutuante” no Planeta Vermelho. Na época, a equipe do rover Curiosity twittou: “Não há colher. Esta característica estranha de Marte é causada pela ação do vento nas rochas.”

A forma alongada da rocha foi esculpida por ventos e tempestades de poeira que cruzam o planeta e esculpe grande parte da geologia marciana. As condições atmosféricas de Marte podem criar algumas formações de dunas e rochas excêntricas que não são encontradas na Terra.

Quanto à estranha semelhança com um utensílio de cozinha, isso é apenas um truque da mente conhecido como pareidolia. Este é o fenômeno pelo qual os seres humanos encontram um padrão ou significado reconhecível em algo onde não existe – um pouco como encontrar formas discerníveis em formações de nuvens aleatórias no céu. [IFLS].

Sou baiano, tenho 16 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, com ênfase na astronomia e cosmologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *